top of page

NUTRIÇÃO INFANTIL

Aurea Astulla

CRIANÇA FAZ DIETA?

Qualquer ser humano pode se beneficiar de uma dieta planejada especialmente para seu organismo, suas particularidades e sensibilidades. As crianças, especialmente, pelas diversas fases que atravessam durante o amadurecimento, muitas vezes sofrem de carências ou alergias que dificultam o processo de descoberta e de adequação alimentar. A nutrição é um poderoso aliado dos pais nesse caminho.

 

O objetivo é realizar o trabalho voltado para a reeducação nutricional individualizada, buscando não apenas melhorias nos hábitos alimentares, mas também, atender às necessidades específicas de cada indivíduo. Contribuir para a diminuição das carências nutricionais, auxiliando no processo de detoxificação do organismo com consequente melhora da imunidade, da cognição, do comportamento e realização das atividades da vida quotidiana.

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E EDUCAÇÃO ALIMENTAR

A nutricionista Aurea Astulla desenvolve tipos diferentes de dietas em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista, p. ex., dietas sem glúten e sem caseína; de rotação; sem glúten e caseína e com rotação; dietas baseadas em carboidratos específicos; dietas com baixos fenóis e baixos salicilatos. O individuo com TEA apresenta uma série de distúrbios comportamentais, de forma que o planejamento alimentar visa atender as necessidades diárias dessas pessoas, corrigindo suas alergias, sempre personalizando para respeitar sua individualidade bioquímica.

 

Dessa forma, crianças com sensibilidades ou processos alérgicos tem suas condições avaliadas no desenvolvimento de uma alimentação programada para maximizar os benefícios na relação individualidade bioquímica x planejamento nutricional. Não existe uma dieta específica para o autista, cada um tem requerimentos nutricionais diferentes que ensejam condutas diferentes, sempre de acordo com o quadro clínico que apresenta.

​

A dieta planejada tem trazido bons resultados para indivíduos com transtorno do espectro autista. A criança começa a se desenvolver melhor nas terapias, a socializar mais e melhor, a reduzir aquele olhar fixo e a atender quando chamado. Tornando-se mais sociável, poderá inserir-se melhor em seu contexto familiar, com mais calma, participando de atividades comuns da rotina doméstica e podendo, até mesmo, fazer passeios e ir a lugares públicos com mais tranquilidade.
 

Aurea Astulla

bottom of page